Palavra do Presidente


ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO MARIA AUXILIADORA
A educação transforma pessoas e constrói realidades.

EXCELÊNCIA TEM A VER COM: DE QUE MANEIRA VOCÊ PRETENDE SER REPRESENTADO QUANDO CONTAREM A SUA HISTÓRIA?
Caros alunos,
O destaque que ratificamos nesta noite, vem da excelência apresentada por vocês no decorrer do ano letivo de 2016. Isso é motivo de orgulho para todos nós. Vivemos um momento caótico enquanto sociedade. Onde o “fazer bem feito” tem sido deixado em segundo plano, e em seu lugar adotamos o “entregar mais e em menos tempo”. Mesmo que não fique tão bom assim. Excelência é esporte para poucos, porque tem a ver com “mindset”. Tem a ver com atitude e é justo que sejam destacados. A Estátua da Liberdade, cujo nome oficial é “A Liberdade Iluminando o Mundo” é uma escultura neoclássica localizada na ilha da Liberdade no porto de Nova Iorque, nos Estados Unidos. Foi um presente dado aos Estados Unidos pelo povo da França, projetada pelo escultor francês Frédéric Auguste Bartholdi, em 28 de outubro de 1886. O projeto teve vários atrasos. Haviam questões políticas e havia o custo do projeto. Bartholdi levou avante seus planos para a estátua. Aplicou símbolos estupendos como a tocha, o livro segurado com a mão esquerda e o diadema de sete espigões em torno da cabeça. Mas fez também detalhes tão pequenos, que só podem ser vistos a poucos metros. Ou outros que para a época, não seriam percebidos (como os cabelos por traz do diadema, que só foram visualizados no século XX ao se sobrevoar a obra). Excelência tem a ver com: De que maneira você pretende ser representado quando contarem a sua história? Porque saiba que alguém, em algum dia, contará a sua história, estando você presente ou não.
Alexandre Bernardo Madeira
Março, 2017.
Mensagem na Cerimônia de Homenagem aos Alunos Destaques 2016.

O INABALÁVEL ORGULHO QUE SENTIMOS POR VOCÊS, CAROS FORMANDOS
Estimada Ir. Maria Madalena Uliana; demais componentes da mesa; pais; familiares; amigos.Caros formandos, boa noite.
A conquista que celebramos nesta noite é legítima.
Hoje é mais um dia em que percebemos a substituição das coisas. E chamo de substituição, porque assim fui notando o amadurecimento.
Havia uma época em que nossas casas eram tomadas por um aroma de óleo de bebê. Depois, brinquedos. Logo depois, foram os livrinhos coloridos e as mochilas com temas dos desenhos animados. Então, eles foram se substituindo pelas bolsas “da hora” e pelos livros didáticos. Hoje, já vejo espalharem-se livros técnicos de faculdade. Componentes tecnológicos, celulares, tablets, notebooks. Talvez sejamos nós, pais, que nunca saímos da fase do livrinho colorido. Mas a verdade é que a única coisa que nunca foi substituída foi o inabalável orgulho que sentimos por vocês, caros formandos.
Foram muitos momentos de comemoração, aqui neste mesmo auditório. Festa da Família, Dia dos Pais, Dia das Mães, Teatro, entre outros tantos momentos. Muitos de vocês cresceram juntos e juntos estão aqui para comemorar o final desta caminhada.
Todos os que me antecederam disseram que vocês enfrentarão desafios. Todos estão dizendo que serão vocês que encontrarão as soluções para os problemas que a nossa geração não encontrou. Parece injusto, mas é a verdade. O mercado será de vocês em um curto/médio prazo. Faça o projeto que desejar. Siga a carreira com a qual mais se identificar. Porém, se em algum momento desta nova fase as coisas se complicarem, volte para casa, recarregue e retome a batalha! Mas volte, estaremos sempre ao seu lado. Vocês enfrentarão um mundo incansável em te desmotivar, mas lembrem-se que possuem pais igualmente incansáveis em dizer-lhes o quanto são amados e especiais.
Peço sua licença para citar um pequeno poema vitoriano de autoria do poeta inglês William Ernest Henley, que diz: “Além deste oceano de lamúria, somente o Horror das trevas se divisa. Porém o tempo, a consumir-se em fúria, não me amedronta, nem me martiriza. Por se estreita a senda, eu não declino, nem por pesada a mão que o mundo espalma. Eu sou dono e senhor de meu destino. Eu sou o comandante da minha alma”.
A Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora, ciente de não ser este o final de um processo, mas sim a conclusão de uma importante etapa, parabeniza esta Direção por sua competência e gestão; parabeniza o Corpo Docente por seu brilhantismo na condução de cada um destes jovens; parabeniza os Pais por depositarem nesta Instituição sua esperança de um futuro melhor para seus filhos e, de modo especial, a vocês Formandos. Grato pelo privilégio de seu convívio.
Um excelente 2016! Obrigado.
Alexandre Bernardo Madeira
Dezembro, 2015.
Mensagem na Cerimônia de Conclusão do Ensino Médio.

NOS DESPEDIMOS COM UM CALOROSO ABRAÇO
No dia 20 de maio, a nossa Associação teve Assembleia Geral Ordinária e eleição para o Biênio 2015-2017. Como rege o Estatuto, foi apresentada pelo atual Presidente do Conselho Administrativo, Sr. Francisco Beatrice, a relação dos integrantes do novo Conselho Administrativo e da Diretoria Executiva. Em seguida, o atual Tesoureiro, Sr. Antônio, fez a apresentação do Relatório Financeiro 2013-2015 mostrando o excelente resultado do trabalho executado por nossa Equipe.
Com a satisfação do dever cumprido, meu pensamento viajou rapidamente pelos dez anos em que eu e minha esposa, Catia Rosane, percorremos, juntos, esta caminhada na Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora. Não lembro exatamente de datas, mas guardo a imagem de minha esposa recebendo, no término de uma GINCEMA, das mãos da então Diretora do CMA, Ir. Renete Cocco, um convite impresso pela APM para participarmos das atividades da Associação. Não conseguia, então, imaginar como e de que forma nós poderíamos contribuir. Logo em seguida, minha esposa foi nomeada Secretária e eu, Tesoureiro. Após, fui eleito Vice-Presidente por duas gestões e, por fim, Presidente da Diretoria Executiva. Em meio às atribuições desses encargos, gostaria de destacar a maravilhosa convivência que nos permitiu firmar novas amizades e vivenciar grandes aprendizagens com Professores, Funcionários, Pais e Irmãs. Não tenho dúvida de que é preciso acreditar nas pessoas, pois é somente por meio delas que os resultados acontecem. Também é impossível esquecer o carinho e o respeito que adquiri pelas Irmãs. Peço à atual Diretora, Irmã Madalena Uliana, que transmita o nosso agradecimento muito especial às Irmãs por tudo que fizeram por nós. Através de seu exemplo, adquirimos um novo olhar sobre a vida e a forma como Deus, em sua sabedoria, age em nossas vidas. 
Um grande agradecimento a todos os que me acompanharam no Biênio 2013-2015. Agradeço-lhes o tempo dedicado e a solicitude para com a nossa Associação. Ao meu sucessor, Sr. Alexandre Madeira, muito sucesso em sua gestão e que Deus lhe conceda sabedoria para liderar esta grande Equipe que compõe a nova Diretoria Executiva.
Com o mesmo sentimento de quem está passando por uma porta que conduz a um caminho com novos horizontes, levo no peito aquele aperto de saudades e lembranças desse tempo em que tive o privilégio de conviver com todos vocês. Assim, nos despedimos com um caloroso abraço e um até breve.
José Roberto Würth
Junho, 2015.


NOSSAS CORDIAIS FELICITAÇÕES
Boa noite à Irmã Maria Madalena - Diretora do Colégio Maria Auxiliadora, e demais componentes da mesa. Prezados pais, familiares e convidados. Estimados alunos.
Em nome da Associação de Pais e Mestres gostaria de agradecer a presença de todos: pais, familiares, convidados, professores, coordenadores e irmãs que estão conosco nesta noite.
Aos Alunos Destaques, o nosso mais caloroso PARABÉNS!
Vale lembrar que hoje vocês se encontram entre os melhores alunos do Colégio. Esta conquista é o resultado do comprometimento e da dedicação de vocês, jovens. No entanto, vocês não podem esquecer da presença constante e do apoio irrestrito dos seus pais. Por isso: a vocês, pais, as nossas cordiais felicitações.
Aos professores, o nosso agradecimento e o nosso reconhecimento por sua carinhosa dedicação. Às irmãs e ao Colégio Maria Auxiliadora, também, o nosso reconhecimento pelo seu zelo incansável em favor de uma educação integral que privilegia o aspecto acadêmico, mas sem descuidar da educação em valores que são fundamentais para vida em família e em sociedade.
Caros alunos. Espero que continuem assim e conquistem novos destaques em todas as áreas das suas vidas: nos estudos, no trabalho, na família e nas suas relações interpessoais.
Boa sorte a todos vocês!
Obrigado.
José Roberto Würth
Março, 2015.
Mensagem na Cerimônia de Homenagem Aluno Destaque 2014.

FAZENDO UM BREVE BALANÇO DAS NOSSAS INICIATIVAS
Aos pais, professores, funcionários e Direção do Colégio Maria Auxiliadora gostaria de fazer um agradecimento muito especial pela parceria e cooperação com as iniciativas da nossa Associação. A todos, o nosso reconhecimento e o nosso carinho.
Neste ano, aceitamos o grande desafio de promover o Jantar-Baile Comemorativo aos 70 anos do CMA no mês de maio.  Nesse sentido, destaco o trabalho, a dedicação e a competência dos Casais Comendadores da XVII Comenda que conseguiram concretizar com sucesso o evento, "numa fórmula simples, mas ao mesmo tempo glamourosa". A eles: Maria Elenita Wesp, Max Pierre Wesp, Rosana Porto de Souza, Jair Miguel Pereira de Souza, Mônica Regina Federizzi, Marcelo Peruzzo, Glenir Stello Possebon, João Batista Possebon, Elisabeth Maria D'Ambrós, Juarez Luiz D'Ambros, o nosso parabéns e o nosso muito obrigado. Agradecemos, também, aos patrocinadores e apoiadores do Jantar-Baile. Com alegria e satisfação acolhemos os casais da XVIII Comenda.  
Fazendo um breve balanço das nossas demais iniciativas neste ano, é importante registrar que temos feito um significativo esforço para nos fazer presente e apoiar todos os segmentos que compõem a Comunidade Auxiliadora. Dando continuidade ao Projeto APM de Formação Continuada para Pais, Educadores e Comunidade, iniciamos o ano com um investimento específico para os segmentos dos educadores. Em fevereiro, durante a Jornada Pedagógica dos Educadores da Rede Notre Dame, trouxemos o Prof. Gabriel Perissé para ministrar a palestra "O Professor do Futuro: Desafios na Idade Mídia", em parceria com o Colégio e a Associação Notre Dame. Em abril, trouxemos o Prof. Gabriel Perissé para ministrar a palestra "Educar Nossos Filhos: Limites ou Horizontes?", desta vez, para os pais do Colégio e ao público interessado. Como de costume, durante a palestra, proporcionamos às crianças acompanhantes um belo momento de recreação e entretenimento.
Em maio, colaboramos com a Homenagem às Mães, oferecendo-lhes um lindo mini-terço durante a Celebração Eucarística. Participamos ativamente das atividades da Semana Auxiliadora, culminado com o Jantar da Solidariedade para os alunos integrantes das equipes vencedoras da Tarefa Solidariedade da XXIII GINCEMA, cujas doações ultrapassaram as 11 toneladas, beneficiando várias instituições do Município e Região Metropolitana.
Em junho, apoiamos a realização no Colégio do 1º Encontro de Escolas Associadas e Candidatas ao PEA-UNESCO. Esse é um programa da UNESCO, organismo de cooperação internacional, presente em escolas de 180 países. Em agosto, apoiamos a realização do Salão Científico CMA, donde 23 pesquisas foram selecionadas para apresentação no IX Salão UFRGS Jovem. Em agosto, ainda, tivemos significativa participação significativa na IX Semana Artístico-Literária do CMA. Participamos também da Celebração Eucarística em Homenagem aos Pais.
No mês de setembro, apoiamos a realização da XII Semana Polar Internacional e II Workshop de Desenvolvimento de Carreira; I Exposição de Fotografias Brasil/Portugal, realizados no Colégio. Os eventos foram promovidos pela APCS Internacional e APECS Brasil e coordenado pela professora Sueli Matos. Vários pesquisadores do Brasil e do Exterior estiveram presentes, partilhando sua experiência com professores e alunos. Também no mês de setembro cooperamos para a realização dos Jogos Comemorativos 70 Anos CMA, idealizado pelos professores de Educação Física, patrocinando a arbitragem. A competição teve a participação de diversas escolas da região.
Continuamos cooperando com o Colégio na realização do Projeto Adoção Pedagógica Voluntária (APV). Também apoiamos a participação de alunos-atletas em competições externas com o custeio de parte do transporte. O Projeto APM Vôlei Master CMA, que ocorre todas as quartas-feiras, está a pleno vapor, agora com uma camiseta personalizada. Ainda temos pela frente: o Encontro de Ex-Alunas e Ex-Professores; a Confraternização dos Professores e Funcionários, comemorativo aos 70 anos do CMA, e o evento de Natal, de valorização e incentivo às crianças do Coral Maria Auxiliadora.  
Esse é um breve balanço das nossas iniciativas em 2014. No entanto, creio que é elucidativo quanto ao nosso firme propósito de continuar a participar e a apoiar atividades que aproximem a nossa Associação de todos os segmentos da Comunidade Auxiliadora: pais, alunos, professores, funcionários e comunidade envolvente.
Grande abraço a todos.
José Roberto Würth
Outubro, 2014.

INVESTIMENTO ESPECÍFICO PARA O SEGMENTO DOS EDUCADORES
 Temos orgulho em dizer que, neste ano, a APM está completando 52 anos de atuação ininterrupta junto à Família Auxiliadora. O lema que norteia o nosso trabalho é: "A educação transforma pessoas e muda realidades". Com esse propósito, a APM tem desenvolvido há alguns anos o Projeto Formação Continuada para Pais, Educadores e Comunidade. Já promovemos mais de trinta palestras com palestrantes qualificados e grande público participante. Todas as nossas palestras são gratuitas. E pensando naquelas famílias que não têm com quem deixar os filhos pequenos, a APM acolhe as crianças acompanhantes de 4 a 10 anos, durante o horário da palestra, proporcionando-lhe um rico momento de entretenimento com recreacionistas profissionais.
 Nesta Jornada Pedagógica dos Educadores da Rede Notre Dame somos parceiros do Colégio Maria Auxiliadora e da Associação Notre Dame na palestra do Prof. Gabriel Perissé intitulada O Professor do Futuro: Desafios na Idade Mídia. Esse é um investimento significativo da APM, específico para o segmento do educadores. Aproveito a oportunidade para informar-lhes que o Prof. Gabriel Perissé retornará ao Colégio Maria Auxiliadora no dia 09 de abril para desenvolver o tema: Educar Nossos Filhos: Limites ou Horizontes? Essa palestra será aberta aos pais, educadores do Colégio Maria Auxiliadora e da Comunidade Canoense. Todos são convidados. 
José Roberto Würth
Fevereiro, 2014. 
Mensagem na Jornada Pedagógica dos Educadores da Rede Notre Dame. 

    HOJE UM CICLO SE COMPLETA; OUTRO SE INICIA
Saúdo na pessoa da Irmã Maria Madalena Uliana todos os membros da mesa, já nominados. Prezados pais, familiares e convidados. Estimados alunos...
Em nome da Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora gostaria de parabenizá-los. Esta conquista é resultado de muita dedicação e esforço ao longo de anos de estudo. Contudo, não podemos esquecer que a presença e o apoio constante dos seus pais, durante todos esses anos, foram fundamentais para o êxito dessa caminhada. A vocês pais as nossas cordiais felicitações.
 Aos professores, o nosso agradecimento e o nosso reconhecimento por sua carinhosa dedicação. Não tenho dúvidas de que fazem sempre muito mais do que a sua obrigação de ofício, sempre buscando a melhor formação possível para os nossos filhos. Hoje um ciclo se completa. Outro se inicia. Desejamos a vocês, queridos jovens, muito sucesso em suas escolhas futuras.
Creio que um pensamento do grande escritor brasileiro José de Alencar é bastante oportuno. Ele diz: “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.” Sejam muito felizes. A todos um FELIZ ANO NOVO!
José Roberto Würth
Dezembro, 2013.
Mensagem na Cerimônia de Conclusão do Ensino Médio.

O CREDO E O COMPROMISSO QUE NOS ORIENTA E MOBILIZA
Estimadas famílias:
Chegando ao final de mais um ano, gostaria de agradecer-lhes o seu sempre importante apoio às iniciativas da nossa Associação. Afirmo que não temos poupado esforços no sentido de pensar/promover/fomentar atividades para todos os segmentos da comunidade escolar: pais, professores e alunos. A seguir, procurarei elencar alguns dos nossos investimentos realizados em 2013.
Em fevereiro: doação de livros de leitura e livros de matemática do Ensino Médio para a Biblioteca. Em março: entrega de kits de Páscoa para todos os alunos da Educação Infantil. Em abril: realização da palestra para pais e professores: “Limites - como segurar sem prender e largar sem abandonar” com Marcos Meier; apoio à participação de alunos e professores na IX Semana Polar Internacional 2013, realizada pela APECS-Brasil; doação de uma geladeira para as atividades dos Laboratórios de Biologia, Química e Física.  Em maio: participação na Celebração Eucarística em homenagem às mães, presenteando-as com uma rosa; patrocínio das atividades da Semana Auxiliadora, comemorativa aos 69 anos do Colégio Maria Auxiliadora. Em junho: promoção de jantar de confraternização aos alunos da equipe La Universidad, vencedora da Tarefa Solidariedade da XXII GINCEMA. Em julho, incentivo à realização IV Salão Científico Maria Auxiliadora, em que são apresentados os resultados de pesquisas científicas realizadas por alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio. Em agosto, presença na Celebração Eucarística em homenagem aos pais. Em setembro: realização da palestra para pais e professores “A criança, hoje, sob o ponto de vista da literatura e da psicanálise”, com Celso Gutfreind; doação de livros de literatura para a Biblioteca; custeio do transporte de alunos atletas para os Jogos Notre Dame, em Passo Fundo/RS; custeio do transporte de alunos do Ensino Médio para visitação à Feira de Profissões da PUCRS. Em outubro: apoio à participação dos alunos e professores orientadores das pesquisas classificadas para o VIII Salão UFRGS Jovem 2013; doação de brinquedos para animação do recreio dos alunos das Séries Iniciais; custeio do transporte de alunos para participação na Olimpíada Brasileira de Química, realizada na Fundação Escola Técnica Liberato, em Novo Hamburgo/RS; homenagem aos professores na passagem do Dia do Professor; pagamento de ingressos para sessão de cinema aos alunos da turma 133, como retribuição à belíssima participação na Campanha do Agasalho do GEMA. Em novembro: apoio à realização do LABINHO 5ª Série e LABO 8ª Série; promoção do encontro para pais e professores “A alteridade e o diálogo como condições para a construção da felicidade” com Laércio Lancellotti e Silvana Reis Farias; apoio à realização da “Ação de Graças em Família”, momento de agradecimento, homenagem e confraternização dos alunos finalistas do Ensino Médio e seus pais. Em dezembro: apoio à realização do LABO 3º Ano, em Igrejinha/RS; incentivo aos pequenos cantores do Coral Maria Auxiliadora com a realização do Espetáculo de Natal Noite de Luz em frente à fachada iluminada do Colégio. Durante o ano: apoio ao Projeto de Adoção Pedagógica Voluntária - APV, em que alunos tutores voluntários, destaques nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, partilham seus conhecimentos com colegas de outras séries; apoio às atividades do Grêmio Estudantil Maria Auxiliadora (GEMA) que, neste ano, completou 60 anos de atividades ininterruptas; recreação para as crianças acompanhantes em todas as palestras da Associação.
Essa é uma amostra significativa de que os investimentos da Associação estão alinhados com o credo e o compromisso que nos orienta e mobiliza: a educação transforma pessoas e muda realidadesAproveito a oportunidade para, mais uma vez, parabenizar a Direção do Colégio Maria Auxiliadora pela ousada iniciativa de climatização de todas as salas de aula. Parabenizo, também, a toda Família Auxiliadora pela certificação do PEA-UNESCO e pelo Reconhecimento Responsabilidade Empresarial da CICS e Parceiros Voluntários.
Grande abraço a todos, desejando-lhes um Feliz Natal e um Abençoado Ano Novo!
José Roberto Würth
Dezembro, 2013.
    
PASSADOS ALGUNS MESES
Passados alguns meses da posse de nossa Diretoria, relato com muita satisfação algumas das atividades junto ao Colégio Maria Auxiliadora em que a nossa Associação se faz presente: apoio ao Projeto Adoção Pedagógica Voluntária, em que alunos-tutores convidados, destaques nas disciplinas de Matemática e Língua Portuguesa, voluntariamente, partilham seus conhecimentos com colegas de outras séries que apresentam dificuldades nessas disciplinas. A APM custeará  parte das despesas de formatura dos alunos-tutores do 3º ano e parte das apostilas 2014 dos alunos-tutores do 1º e 2º ano. Apoiamos a participação de alunos-atletas na Copa Paquetá Estudantil com o custeio de parte dos ônibus fretados para o transporte até a PUCRS, local da competição (agosto). Promovemos palestra para pais e educadores intitulada A CRIANÇA, HOJE, SOB O PONTO DE VISTA DA LITERATURA E DA PSICANÁLISE com o escritor e médico Celso Gutfreind. Na ocasião, APM adquiriu os livros O Boto de Arroto, O Caminho do Pintor, O Terapeuta e o Lobo Dança das Palavras, doando-os à Biblioteca do CMA (12 de setembro). Financiamos o transporte dos alunos-atletas e dos professores acompanhantes que participaram dos JOGOS NOTRE DAME em Passo Fundo/RS, em comemoração aos 90 anos de fundação do Colégio Notre Dame, primeira obra educacional no Brasil da Congregação das Irmãs de Nossa Senhora (20 e 21 de setembro). Apoiamos a participação de alunos do 3° e do 2° Ano do Ensino Médio na FEIRA DE PROFISSÕES DA PUCRS 2013 com o custeio de parte do transporte em ônibus fretado (27 de setembro). Patrocinamos os ingressos para a sessão de cinema no Cinemark aos alunos da turma 133, Professora Roseli, como retribuição à grande generosidade desses alunos na CAMPANHA DO AGASALHO DO GEMA, ocorrida em julho. Após o filme, as crianças ganharam um delicioso sorvete (15 de outubro). Participamos do almoço de confraternização dos professores e funcionários do CMA com o oferecimento da sonorização do evento e uma caneta personalizada APM. Levamos alunos do Ensino Médio para participação na Olimpíada de Química realizada no Colégio Liberato de Novo Hamburgo (15 de outubro). Patrocinamos os banners das pesquisas classificadas e apresentadas no Salão UFRGS Jovem 2013, que envolvem alunos do Nível 1 da Educação Infantil ao 3° Ano do Ensino Médio do CMA.
Com a mesma satisfação, anuncio que os Comendadores da XVII Comenda APM já estão organizados e trabalhando no projeto do Jantar-Baile dos 70 anos do CMA que acontecerá no dia 31 de maio de 2014. Aos Comendadores Maria Elenita Wesp, Max Pierre Wesp, Rosana Porto de Souza, Jair Miguel Pereira de Souza, Mônica Regina Federizzi, Marcelo Peruzzo, Glenir Stello Possebon, João Batista Possebon, Eliabeth Maria D'Ambros, Juarez Luiz D'Ambros, todo o nosso apoio.
Dando continuidade ao Projeto APM Formação Continuada para Pais e Educadores, promoveremos no dia 27 de novembro, quarta-feira, às 20h, encontro com o professor Laércio Lancellotti e a psicóloga Silvana Reis Farias. O tema que será desenvolvido será: A ALTERIDADE E O DIÁLOGO COMO CONDIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE. A mediação será feita pela psicóloga Flávia Assmann Castro. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas na Secretaria do CMA. Como de costume, atenderemos as crianças acompanhantes de 4 a 10 anos, durante o encontro, com recreacionistas.   
O 3º Espetáculo de Natal Noite de Luz, com apresentação do Coral Maria Auxiliadora, acontecerá dia 10 de dezembro de 2013, terça-feira, às 21h. É um momento mágico, em frente a história fachada iluminada do CMA, para toda a família e comunidade canoense.
Afirmo que tudo isto só acontece porque existe muito esforço, dedicação e entrosamento por parte da nossa Equipe, Direção do CMA, professores e funcionários. Aqui faço o meu agradecimento, desejando poder contar sempre com todos vocês.

José Roberto Würth
Novembro, 2013.


EM SINTONIA COM AS GESTÕES ANTERIORES
No dia 16 de maio de 2013, assumi como Presidente da nova Diretoria da Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora. Junto comigo foram empossados: Alexandre Bernardo Madeira, Vice-Presidente; Mônica Regina Federizzi, 1ª Secretária; Mônica Sofia da Rosa Schmidt, 2ª Secretária; Antônio Luiz de Moraes, 1º Tesoureiro; Paulo Roberto Pereira Machado, 2º Tesoureiro; Irmã Vânia Maria Dalla Vechia, Assessora.  
A nossa equipe começa a sua gestão em sintonia com as gestões anteriores; com o pensamento voltado primeiramente para o benefício dos alunos, dos pais, dos professores e do próprio Colégio. Para atingir essa meta, a Associação tem promovido e patrocinado muitos eventos e iniciativas. A seguir, destaco alguns.
A Associação patrocinou as atividades da Semana Auxiliadora; promoveu um jantar à Equipe Vencedora da Tarefa Solidariedade da XXII GINCEMA e financiou o Projeto Adoção Pedagógica Voluntária de 2012. O APV, coordenado pelos Professores Francisco Beatrice e Sueli Matos, atingiu alto índice de aprovação e com baixo custo por aluno. Devido ao sucesso da iniciativa, daremos continuidade em 2013, com uma previsão de custo ainda menor.  
A Associação também apoiou a realização do Recreio “GEMA 60 ANOS: UMA HISTÓRIA PARA CONTAR!” e a Campanha do Agasalho 2013 do Grêmio Estudantil Maria Auxiliadora. Outro grande evento em que a Associação se fez presente foi a Semana Polar Internacional realizada no mês abril no Colégio.
Para favorecer outras atividades do Colégio, a Associação fez a doação de um freezer e de uma geladeira para a copa do Ginásio de Esportes. Fizemos, também, a doação de uma geladeira Frost Free para as práticas do Laboratório de Biologia. Por ocasião da Páscoa, a Associação presenteou os alunos da Educação Infantil com kits de Páscoa. Na Missa celebrada em homenagem às mães, a Associação ofereceu às mães presentes um botão de rosa. Com o intuito de proporcionar momentos de formação aos pais e professores, a Associação promoveu, no mês de abril, a palestra “LIMITES: COMO SEGURAR SEM PRENDER E LARGAR SEM ABANDONAR”, com o Professor Marcos Meier, em que tivemos a participação de mais de quinhentas pessoas. Nos próximos dias, estaremos apoiando a realização do IV Salão Científico Maria Auxiliadora.
Nossa proposta é estar presente, o mais possível, nas atividades do Colégio, procurando aproximar pais, alunos e professores promovendo, desse modo, a integração de todos. Contamos com todos que fazem parte do universo do Colégio Maria Auxiliadora para alcançar este objetivo.
José Roberto Würth
Junho, 2013.

SÓ TEMOS A AGRADECER 
No dia 10 de novembro realizamos no Espaço Cultural ND a Reunião Solene Comemorativa aos 50 anos da APM. No dia 24 de novembro de 2012, a APM completou 50 anos de atividades ininterruptas. Nesse dia, encontraram-se reunidas pessoas ligadas à APM, direta ou indiretamente, representativas dos 50 anos de existência da APM. Destaque especial à participação da Ir. Maria Hiltigardis, sócia-fundadora da APM e da Ir. Renete Prevedello Cocco que esteve presente no ato de fundação da APM, realizado no mesmo local. Destacamos, também, a participação dos familiares do Prof. Armando Würth, primeiro Presidente da APM. Agradecemos aos três ex-Presidentes que se fizeram presentes: Sr. Günter Fritz Spiewek, Sr. Pedro Eduardo da Silva e Sr. Ricardo Müller. Sem dúvida, isso mostra a qualidade da semente plantada e daqueles que a cultivaram ao longo desse tempo.    
Na noite do dia 10 de dezembro aconteceu o segundo Espetáculo de Natal Noite de Luz. Esse é um evento promovido pela APM com o apoio do Colégio Maria Auxiliadora. A segunda edição do Noite de Luz, além da apresentação das crianças do Coral Maria Auxiliadora nas janelas da fachada do Colégio, contou com a participação especial do Coral Adulto APM, que iniciou as suas atividades em agosto deste ano. Ao final do espetáculo, o público pode assistir a um belíssimo show pirotécnico. Agradecemos a todos os parceiros, em especial à Prof. Haidi Rösing e ao Sr. Sérgio Schüller pelo empenho e dedicação para a realização do evento. Agradecemos, também, a disponibilidade das professoras e professores voluntários. Ao público presente, o nosso obrigado especial.
Creio que esses momentos especiais, e porque não dizer mágicos, no encerramento das atividades da APM em 2012, são bons indicativos de que somos abençoados em nossas iniciativas, ao que só temos a agradecer. A todos um Feliz Natal e Abençoado 2013.
Augusto Arnold Filho
Dezembro, 2012.

OUTUBRO ESPECIAL
O mês de outubro foi um mês especial para a APM. Por ocasião da Semana da Criança, a APM contribuiu com um lanchinho para as crianças da Educação Infantil. No dia 09 de outubro, a APM prestou homenagem especial aos professores na Sala dos Professores, durante o recreio. 
Jantar-Baile Noche Flamenca, organizado pela XVI Comenda  no dia 20 de outubro foi um sucesso. Sem dúvida, foi um ótimo momento de desconcentração, congraçamento e confraternização da família Auxiliadora, em que se reúnem Direção, pais, colaboradores, parceiros e amigos do Colégio Maria Auxiliadora. Parabéns aos Casais Comendadores: Alexandre Bernardo Madeira e Ana Lúcia Nunes Madeira; Antelmo Furlanetto e Gislaine Piazza Barbosa; Cyro Castro Júnior e Flávia Ciane Assmann Castro; Márcio Leandro Flôres e Rúbia Cristina Carneiro Flôres; Marcelo Peruzzo e Maria Goreti Steffanello Lisbôa; Ricardo Josoé Figueiredo e Maristela Ferreira de Figueiredo; Vanderlei Moreira Martins e Giovana Magnus Martins. A todos, os nossos mais sinceros agradecimentos. Um agradecimento especial aos apoiadores e patrocinadores do event o.Esses podem ser conhecidos na página Eventos APM deste blog. Agradecemos, da mesma forma, a todos aqueles que prestigiaram o evento.
No dia 24 de outubro, a APM teve a oportunidade de participar como apoiador da ação Outubro Rosa, desenvolvida por professores e alunos do Colégio Maria Auxiliadora em parceria com outras instituições. Essa ação destina-se à conscientização para a prevenção e pelo diagnóstico precoce do câncer de mama. Na ocasião, foram montadas três tendas alusivas no Calçadão de Canoas com sonorização, vídeos e distribuição de 3.000 folders informativos e 3.000 adesivos à população. 
No dia 27 de outubro, durante a confraternização de professores e funcionários do Colégio Maria Auxiliadora, a APM engrandeceu o evento com a contratação da banda Leões & Poetas.
Augusto Arnold Filho
Outubro, 2012.

PLANEJANDO O 2º SEMESTRE
Em 2012, a Associação de Pais e Mestres completa 50 ANOS de atividades ininterruptas, sempre desenvolvendo iniciativas em benefício de toda a comunidade escolar. Relacionamos, a seguir, algumas das atividades programadas para o segundo semestre. 
Projeto Formação Continuada para Pais e Educadores tem por objetivo abordar de maneira proativa assuntos de relevância educacional, de interesse para todos aqueles que lidam com a educação de crianças e jovens. Para isso, a APM tem trazido palestrantes qualificados para o desenvolvimento de temas cuidadosamente pensados. As palestras da APM são gratuitas e se revelam ótimos momentos de convívio e troca de experiências. A primeira palestra do semestre acontecerá no dia 28 de agosto, terça-feira, das 20h00min às 21h30min, no Salão de Atos do Colégio Maria Auxiliadora. Palestrante: Maria Luiza Morschel, SND. Psicóloga e Educadora. Tema que será desenvolvido: A VIDA EM DIFERENTES RITMOS.   Como de costume, a entrada é franca e as crianças acompanhantes de 4 a 10 anos serão acolhidas, no horário das palestras, por animadores em espaço apropriado.
Para quem gosta de cantar e aprecia a boa música, a APM está dando início ao Projeto Coral Adulto APM. Esse é um projeto que visa ampliar a inserção da música dentro do Colégio Maria Auxiliadora, integrando familiares e colaboradores da Escola. Cantar é um ótimo momento de descontração. Fazer parte de um coral é um belo exercício de harmonia musical e trabalho em equipe. Durante os ensaios, haverá espaço para aprendizagem musical e técnica vocal, através de exercícios específicos e ensaio de repertório. Ao trabalhar a voz, a respiração, ritmo e afinação, músicas de diferentes estilos e arranjos serão trabalhadas também. O Projeto será coordenado pela Profª Haidi Rösing. Os ensaios ocorrerão nas quintas-feiras, das 20h00min às 21h30min no Espaço Cultural ND. O início das atividades será no dia 16 de agosto. A seleção de vozes será feita durante o mês de agosto. 
Os Casais Comendadores da XVI Comenda estão preparando o Jantar Baile Noche Flamenca com Buffet Farroupilha, animação da Banda Lokomotion e apresentação do Tablado Andaluz. O evento acontecerá no dia 20 de outubro, às 20h30min. Adquiram seus convites com os Comendadores ou na Secretaria do Colégio.
Esses são importantes espaços de interação família-escola que a APM tem procurado promover, patrocinar e participar. Mantenham-se informados acerca de nossas atividades e iniciativas através do nosso blog momentoapm.blogspot.com.
Augusto Arnold Filho
Agosto, 2012.

INICIATIVAS APM NO 1° SEMESTRE
Em março, na passagem do Dia Internacional da Mulher, a APM homenageou todas as professoras e Irmãs do Colégio Maria Auxiliadora. Em março, também, promoveu jantar de confraternização com os Comendadores de 2011 e para encaminhamento da Comenda 2012. Por ocasião da Páscoa, a  APM  ofereceu um mimo aos alunos da Educação Infantil. Em abril, a APM apoiou a realização do Trofeu Mário Gabardo, em homenagem ao ex-aluno. Durante a Celebração em Homenagem às Mães, a APM presenteou as mães com uma rosa e uma mensagem. A APM prestou seu apoio aos atletas de handebol da Escola com o pagamento da inscrição dos mesmos para a Copa Escolar de Handebol. No dia 12 de maio, a  APM custeou parte do transporte de alunos da 8ª Série do Ensino Fundamental em visita ao Instituto de Física da UFRGS. 
Neste ano, a APM já promoveu três palestras gratuitas para pais e educadores com o Dr. José Outeiral, médico psiquiatra. A primeira ocorreu no dia 11 de abril com o tema: Infância, adolescência e família hoje. A segunda ocorreu no dia 16 de maio e teve como tema: A importância dos limites e da autoridade na família e na escola. No dia 13 de junho, o Dr. José Outeiral  fará a palestra de encerramento deste ciclo com o tema: Família e escola em um mundo mutante e em crise. O Dr. José Outeiral tem desenvolvido temas candentes, relevantes para todos aqueles que lidam com a educação de crianças e jovens.  É uma grande oportunidade de convivência e troca de experiências. Em todas as palestras, a  APM  tem acolhido crianças acompanhantes, proporcionando-lhes momentos muito ricos de interação. 
No mês de abril, a APM  promoveu a segunda edição do Programa de Educação em Bionutrição, com grande participação de pais. A APM prestigiou a Semana Auxiliadora, em comemoração aos 68 anos do Colégio Maria Auxiliadora. No encerramento da XXI GINCEMA, a  APM  entregou a Medalha APM aos pais e professores comprometidos com as equipes. No dia 02 de junho, a   APM   apoio a realização do 34º Encontro de Ex-Alunas e 4° Encontro de Ex-Professores com o empréstimo de cortinas para a decoração. No dia 06 de junho, a  APM dará início ao Vôlei para Adultos, uma reivindicação antiga dos pais. No dia 11 de junho, a APM proporcionará à equipe vencedora do Troféu Solidariedade da XXI GINCEMA, uma sessão de cinema no Cinemark Shopping Canoas, com pipoca, refrigerante e bombom, para todos os integrantes da Equipe. 
Ciente da necessidade contemporânea que se nos impõe cada vez mais de uma comunicação ágil e flexível, a APM inaugura, neste mês, um novo canal de comunicação: o blog momentoapm.blogspot.com
Reitero que a nossa participação, enquanto pais e educadores, é de fundamental importância para que, juntos, possamos trilhar um caminho de confiança e esperança em relação à juventude, à família e à escola. Aproveito a oportunidade para agradecer o apoio da Direção do Colégio Maria Auxiliadora às iniciativas APM. 
Augusto Arnold Filho
Junho, 2012.

PROJETO APM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PAIS, EDUCADORES E COMUNIDADE
Conforme anunciamos em 2011, estamos dando continuidade em 2012 ao Projeto Formação Continuada para Pais e Educadores. Esse projeto é uma iniciativa da Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora com o apoio do Colégio Maria Auxiliadora. São palestras gratuitas, abertas aos pais, educadores, familiares e comunidade em geral. Neste ano, no primeiro semestre, o Dr. José Outeiral, Médico, Psiquiatra, Psicanalista, Membro Titular da Associação Psicanalítica Internacional desenvolverá, em três encontros, assuntos candentes e de relevante interesse para todos aqueles que lidam com a educação de crianças e adolescentes. Maiores informações sobre a atividade e a produção intelectual do Dr. José Outeiral podem ser encontradas no site: http://www.joseouteiral.com.br/.
Os encontros estão sendo realizados mensalmente, nas quartas-feiras, das 20h00min às 21h30min, no Salão de Atos do Colégio Maria Auxiliadora. Como de costume, as crianças acompanhantes de 4 a 10 anos serão atendidas, no horário das palestras, por animadores em espaço apropriado. 
Datas e os temas das palestras:

11 de abril
Infância, adolescência e família hoje
16 de maio
A importância dos limites e da autoridade na família e na escola
13 de junho
Família e escola em um mundo mutante e em crise

Com certeza, a sua participação será de fundamental importância para que, juntos, possamos refletir e trilhar um caminho de confiança e esperança em relação à juventude, à família e à escola.
Augusto Arnold Filho
Março, 2012.



Nenhum comentário:

Postar um comentário