Palestras APM

ASSOCIAÇÃO DE PAIS E MESTRES DO COLÉGIO MARIA AUXILIADORA
A educação transforma pessoas e constrói realidades.

PROJETO APM FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PAIS, EDUCADORES E COMUNIDADE 
(PALESTRAS APM)

O Projeto APM Formação Continuada para Pais, Educadores e Comunidade é uma iniciativa da Associação de Pais e Mestres, com apoio do Colégio Maria Auxiliadora, que tem por objetivo trazer e oferecer à Comunidade Auxiliadora e à Comunidade Canoense palestras qualificadas e diferenciadas abordando temas de relevância educacional e de interesse para todos aqueles que lidam com a educação de crianças e jovens. A partir de 2010, as Palestras APM foram pensadas como Projeto de Formação Continuada. De lá para cá, a APM realizou 47 palestras totalmente gratuitas, atendendo a um público de mais de 5.000 participantes, incluindo-se pais e educadores do Colégio Maria Auxiliadora e da Comunidade Canoense. Dentre os palestrantes que nos honraram, citamos: José Outeiral, Médico Psiquiatra Psicanalista; Airton Pozzo, Mestre e Doutor em Educação; Alfredo Veiga-Neto, Mestre em Genética, Doutor em Educação;  Keivan Saberin, Consultor em Educação; Maria Luiza Morschel, Psicóloga e Orientadora Educacional; Maria da Graça Galinatti Flach, Educadora e Empreendedora; Marcos Meier, Mestre em Educação, Psicólogo e Escritor; Celso Gutfreind, Escritor, Médico, Mestre e Doutor em Psicologia, Pós-Doutor em Psiquiatria da Infância; Laércio Lancelotti, Educador, Pós-graduado em Filosofia Clínica; Silvana Reis Farias, Psicóloga; Gabriel Perissé, Escritor e Palestrante, Pós-Doutor em Filosofia e História da Educação, Doutor em Filosofia da Educação; Cristiano Nabuco, Psicólogo, Pós-Doutor USP; Porã Bernardes, Comunicador do Grupo RBS, Mestre em Design Estratégico; Major Rogério Araújo de Souza, Comandante 15° BPM Canoas. Em torno de 1.000 crianças acompanhantes de 4 a 10 anos, foram acolhidas, no horário das palestras, por recreacionistas profissionais em espaço apropriado.


2016

PALESTRA APM
TEMA: ADOLESCÊNCIA E FESTAS - DICAS AOS PAIS
PALESTRA COM MAJOR ROGÉRIO ARAÚJO DE SOUZA, 10 DE NOVEMBRO DE 2016. 
Comandante em exercício do 15º Batalhão de Polícia Militar de Canoas. 

Dentre várias orientações práticas aos pais em relação a festas destinadas aos adolescentes, o Major Araújo destacou as informações sobre o que considera uma "festa legal". Colocou aos pais que devem ficar atentos às seguintes informações: teor e local da festa; quem são os organizadores; forma de divulgação; atrativos (redes sociais, escolas, folders, etc); temáticas e objetivos. Telefones do 15° BPM: Comunicação Social - 985856243; COE 34286503.




PALESTRA APM
TEMA: COMO O NOVO MUNDO DIGITAL IMPACTA OS ESTUDOS: UMA VISÃO PARA PAIS E FILHOS.
PALESTRA COM PORÃ BERNARDES, 27 DE OUTUBRO DE 2016.
Jornalista, Comunicador do Grupo RBS, Mestre em Design Estratégico. 

A palestra trata do cenário instável proporcionado pelo novo ambiente digital, pode ser um fator impactante nos estudos e na relação de pais e filhos. Procura-se mostrar como a comunicação e a habilidade para lidar com as novas linguagens, mídias e contextos é essencial para compreender e inserir novos processos no relacionamento familiar e possibilitar insights para o futuro.



Porã Bernardes é jornalista formado pela Famecos- PUC-RS. Atua na comunicação há 24 anos, participou de times de primeira nas rádios Ipanema e Pop Rock. Há 10 anos no Grupo RBS, participa da bancada do Pretinho Básico, programa de maior audiência no sul do Brasil. Apresenta também o Programa do Porã e o ATL News na Rede Atlântida, além do Longboard e Vinil Lab, na Itapema FM. Mestre em Design Estratégico pela Unisinos, pesquisa o impacto do novo ambiente digital nas mídias tradicionais e nas organizações como um todo.
CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PAIS "EDUCAR É ENSINAR A VIVER" 
DESENVOLVIDO POR KEIVAN SABERIN, 1º SEMESTRE DE 2016.
Consultor em Educação, Representante do Instituto Anima Mundi. 

PALESTRA APM
TEMA: A COMUNICAÇÃO DO AMOR ENTRE PAIS E FILHOS: O OLHAR E O TOQUE CARINHOSO
Dia: 15/03/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
Muito do amor que os pais sentem por seus filhos não chega a eles por simples problemas de comunicação. Enquanto os adultos usam a palavra como forma fundamental de expressão, a linguagem básica da criança é comportamental. Neste módulo, são abordados os conceitos básicos da comunicação não-verbal e dois de seus pilares mais importantes: o olhar e o toque, especialmente em seu impacto na comunicação do amor entre pais e filhos.

PALESTRA APM
TEMA: A COMUNICAÇÃO DO AMOR ENTRE PAIS E FILHOS: ATENÇÃO E DISCIPLINA AMOROSA
Dia: 29/03/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
A comunicação não-verbal é a forma básica através da qual as crianças percebem o amor dos pais. Ao aprenderem a dominar os elementos essenciais da comunicação comportamental, os pais dão passos significativos na construção do amor, da harmonia e da paz em sua relação com os filhos. A atenção concentrada e a disciplina estão entre os mais desafiadores e importantes comportamentos da relação de amor, e podem fazer a diferença entre a felicidade ou a infelicidade no lar.

PALESTRA APM
TEMA: DISCIPLINA: O FUTURO DOS FILHOS É UM REFLEXO DO LAR
Dia: 12/04/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
Estabelecer limites adequados e corrigir os maus hábitos da criança exige disciplina. A forma como os pais lidam com ela diz muito do futuro comportamento do indivíduo. Nesta palestra, as orientações básicas para uma disciplina amorosa, mas firme, são dadas, e várias situações envolvendo o exercício da autoridade paterna são analisados.

PALESTRA APM
TEMA: OS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DO CARÁTER 
Dia: 26/04/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
Cada criança é única, resultado da interação complexa entre três aspectos fundamentais: a hereditariedade, os traços inatos, e os adquiridos pela educação e vivência. Nesta apresentação, pais e educadores têm acesso a uma visão abrangente, mas ao mesmo tempo prática, de como lidar com estes três aspectos: como lapidar e polir estas pedras preciosas de diferentes matizes e belezas, respeitando sua natureza básica.

PALESTRA APM
TEMA: CRER PARA VER: COMO A IMAGEM QUE TEMOS DE NOSSOS FILHOS DETERMINA SEU FUTURO 
Dia: 10/05/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
Ao contrário do ditado popular de que é necessário “ver para crer”, na educação dos filhos é necessário “crer para ver”. Todos os estudos demonstram que o comportamento das crianças é consequência das atitudes dos adultos para com elas. E essas atitudes estão baseadas em convicções imperfeitas, apressadas e muitas vezes inadequadas e falsas. Ser capaz de crer nos filhos, em seu futuro, seus potenciais e capacidades, em sua felicidade e nobreza é a melhor forma de ver tais coisas se materializando em suas vidas.

PALESTRA APM
TEMA: O PODER DO OTIMISMO NA VIDA DE NOSSOS FILHOS
Dia: 24/05/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
Talvez o mais poderoso elemento para o sucesso, a realização e a felicidade seja a capacidade de jamais desistir e de interpretar adequadamente, de maneira positiva e otimista, os revezes da vida. Os estudos demonstram que todos desenvolvemos uma “teoria da realidade”, que empregamos para explicar as coisas boas e ruins que nos acontecem. Conforme as explicações interiores que damos a nível de permanência, difusão e personalização das venturas e infortúnios, desenvolvemos hábitos mentais que podem liberar nosso potencial, ou reprimi-lo. Este módulo trata de como o exemplo paterno, o estilo das críticas recebidas pela criança, e suas experiências de êxito ou fracasso se juntam à sua constituição genética para determinar seu perfil de otimismo ou pessimismo, e o que fazer para lidar com isso.

PALESTRA APM
TEMA: PREVENÇÃO E RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS NA FAMÍLIA
Dia: 07/06/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
A educação para a paz é uma das mais importantes áreas do desenvolvimento humano na atualidade. Neste módulo, são apresentados os elementos essenciais da prevenção de conflitos e da resolução pacífica de conflitos, as duas grandes áreas de atuação da educação para a paz. Sempre enfocando a família, a apresentação oferece aos pais uma visão ao mesmo tempo profunda e prática de como tornar o dia-a-dia mais harmonioso e feliz. As causas básicas da briga entre os filhos também são analisadas, com dicas objetivas de como lidar com elas.

PALESTRA APM
TEMA: A MANUTENÇÃO DOS RELACIONAMENTOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO NA FAMÍLIA
Dia: 21/06/2016, terça-feira, 20h, Espaço Cultural ND.
Fazemos manutenção de tudo: carro, casa, aparelhos eletrônicos, eletrodomésticos, jardim etc. Mas, muitas vezes, esquecemos da vital necessidade de fazermos uma manutenção regular de nossos relacionamentos familiares, profissionais e sociais. Todos os problemas na vida são, em última análise, problemas de relacionamento: consigo mesmo, com o próximo e com o mundo. Neste módulo, são apresentadas as bases saudáveis de um bom relacionamento no lar, com os instrumentos essenciais para sua melhoria periódica. A consulta, como tecnologia de decisão e resolução pacífica de conflitos, é apresentada em seus componentes técnicos, ético-comportamentais e espirituais, oferecendo um excelente instrumento para a manutenção regular dos laços familiares.

2015


PALESTRA APM
TEMA: CRER PARA VER: COMO A IMAGEM QUE TEMOS DE NOSSOS FILHOS DETERMINA SEU FUTURO
PALESTRA COM KEIVAN SABERIN, 24 DE NOVEMBRO DE 2015.
Consultor em Educação, Representante do Instituto Anima Mundi. 

Ao contrário do ditado popular de que é necessário “ver para crer”, na educação dos filhos é necessário “crer para ver”. Todos os estudos demonstram que o comportamento das crianças é consequência das atitudes dos adultos para com elas. E estas atitudes estão baseadas em convicções imperfeitas, apressadas e muitas vezes inadequadas e falsas. Ser capaz de crer nos filhos, em seu futuro, seus potenciais e capacidades, em sua felicidade e nobreza é a melhor forma de ver tais coisas se materializando em suas vidas.
Keivan Saberin é Consultor em Educação e estudioso do relacionamento humano. Há mais de 20 anos vem acumulando experiência na elaboração de projetos e na capacitação para uma Cultura de Paz. Seus focos específicos são o relacionamento interpessoal e o desenvolvimento do potencial individual e coletivo. É consultor e representante do Instituto Anima Mundi e atua junto a escolas na capacitação de pais e educadores para uma cultura de paz na família.

PALESTRA APM
TEMA: DEPENDÊNCIA TECNOLÓGICA (INTERNET E CELULAR): OS EFEITOS DAS TECNOLOGIAS NA VIDA MODERNA.
PALESTRA COM CRISTIANO NABUCO, 16 DE ABRIL DE 2015.
Psicólogo, Mestre pela USP, Doutor pela Universidade do Minho-Portugal, Pós-Doutor pelo Departamento de Psiquiatria da USP. 


O uso de tecnologias vem se fazendo presente desde a virada do século e se tornando cada vez mais frequente no cotidiano de crianças, jovens e adultos. Ocupando um papel importante na mediação dos relacionamentos, o uso contínuo veio aproximando as pessoas, além de outros benefícios já tão conhecidos (como a busca de informações, navegação recreativa, aprimoramento profissional etc). Entretanto, à medida em que a utilização veio se tornando abusiva, inúmeros impactos negativos se manifestaram, ocasionando problemas nos relacionamentos pessoais, no trabalho, na educação e, principalmente, junto ao desenvolvimento psicológico humano. Assim sendo, a palestra irá se debruçar sobre os efeitos positivos, mas versará, principalmente, sobre os aspectos negativos do uso das tecnologias, bem como dos cuidados que devemos tomar para nos protegermos a curto, médio e longo-prazo.

Em vários momentos da história há relatos de como o ser humano foi se adaptando, através dos tempos, com situações novas e delas aprendendo a tirar bons proveitos. Mais um fato histórico surge e somos protagonistas desta novidade... o uso das tecnologias. Os benefícios confrontados aos vícios, a socialização de conteúdos e a pessoa versus ao isolamento e fobia social. Estes e outros tão valorosos assuntos foram debatidos na palestra do Dr. Cristiano Nabuco sobre Dependência Tecnológica (Internet e Celular) realizada no dia 16/4/2015, no Salão de Atos do Colégio Maria Auxiliadora O momento foi a primeira atividade de 2015 do Projeto de Formação Continuada para Pais, Educadores e Comunidade da Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora.

Cristiano Nabuco, psicólogo com Mestrado pelo PUC/SP; Doutorado pela Universidade do Minho/Portugal; Pós-doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP. Atualmente, coordena o Grupo de Dependências Tecnológicas do PRO-AMITI do Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina na USP. http://cristianonabuco.blogosfera.uol.com.br


2014

PALESTRA APM
TEMA: EDUCAR NOSSOS FILHOS: LIMITES OU HORIZONTES?
PALESTRA COM GABRIEL PERISSÉ, 9 DE ABRIL DE 2014.
Professor, escritor e palestrante. Pós-Doutor em Filosofia e História da Educação. Doutor em Filosofia da Educação. Mestre em Literatura Brasileira. Bacharel em Letras. 

PALESTRA APM
TEMA: O PROFESSOR DO FUTURO: DESAFIOS DA IDADE MÍDIA
PALESTRA COM GABRIEL PERISSÉ, JORNADA PEDAGÓGICA NOTRE DAME, FEVEREIRO DE 2014.

Em continuidade ao Projeto APM Formação Continuada para Pais, Educadores e Comunidade, na quarta-feira, dia 09 de abril, com o patrocínio das Editoras Ática/Scipione, foi realizada a palestra “Educar Nossos Filhos: Limites ou Horizontes?” com Gabriel Perissé, Pós-doutor em Filosofia e História da Educação (Unicamp, 2011), Doutor em Filosofia da Educação (USP, 2003) e Mestre em Literatura Brasileira (USP, 1989). Em fevereiro deste ano, numa parceira da APM e do Colégio Maria Auxiliadora, Perissé apresentou a palestra “O Professor do Futuro: Desafios na Idade Mídia” na Jornada Pedagógica de Educadores Notre Dame. Nessa palestra, Perissé propôs pensar com os professores sobre sua prática docente para que, sem perder as conquistas do passado, mas apoiados em novos conceitos, desenvolvam formas criativas de aprender e ensinar. Agora, Perissé propõe repensar a educação familiar diante das novas configurações sociais e dos diferentes (e por vezes contraditórios) sistemas de valores que nos são apresentados contemporaneamente. Perissé publicou vários livros, dentre os quais o livro intitulado “Pedagogia do Encontro” no qual foi embasada a palestra de abril. “A verdade do amor não é objetiva nem subjetiva. Nem é um fato bruto que se impõe de fora para dentro, como evidência inquestionável, nem uma emoção que eclode de dentro para fora, algo inefável, inexplicável. Trata-se ele próprio, o amor, de uma verdade relacional. Posicionados nesta perspectiva relacional, vislumbramos possibilidades e concretizações que inicialmente não conseguíamos enxergar. Mas ao percebermos que existem e são valiosas, ampliamos nossa capacidade criativa. Não apenas percebemos as relações existentes. Passamos ao protagonismo. Vendo que a realidade está aberta a novas relações, novas relações nós criaremos.” (PERISSÉ, Gabriel. Pedagogia do Encontro. São Paulo: Factash Editora, 2012, p. 63-64)


DIA 09 DE ABRIL, 20 HORAS, SALÃO DE ATOS DO COLÉGIO MARIA AUXILIADORA
OBJETIVO: É preciso repensar a educação familiar diante das novas configurações sociais e dos diferentes (e por vezes contraditórios) sistemas de valores que nos são apresentados.
TEMAS ABORDADOS: Dúvidas e perplexidades dos pais nas primeiras décadas do Século XXI. A Teoria da Escolha e suas sugestões para uma educação orientadora. A liberdade: uma velha questão em novos contextos. A Idade Mídia dentro de casa. Os limites limitam, e os horizontes estão longe... A linguagem do poder cria limites. O poder da linguagem abre caminhos.
Gabriel Perissé. Professor, escritor e palestrante. Pós-doutor em Filosofia e História da Educação. Doutor em Filosofia da Educação. Mestre em Literatura Brasileira. Bacharel em Letras. Site: www.perisse.com.br.        

2013

PALESTRA APM
TEMA: A ALTERIDADE E O DIÁLOGO COMO CONDIÇÕES PARA A CONSTRUÇÃO DA FELICIDADE.

MESA-REDONDA COM LAÉRCIO LANCELOTTI E SILVANA REIS FARIAS, 27 DE NOVEMBRO DE 2013.


Debatedores


LAÉRCIO LANCELOTTI 

Professor de História e Filosofia; pós-graduado em Filosofia Clínica. 

SLVANA REIS FARIAS 

Psicóloga; especialista em psicoterapia psicanalítica de crianças, adolescentes, famílias e casais.

Mediadora


FLÁVIA ASSMANN CASTRO

Psicóloga; especialista em atendimento clínico psicanalítico. 

Sinopse: Vivenciamos uma época de grandes avanços tecnológicos que nos brinda com inúmeros benefícios em todas as áreas. Ao mesmo tempo, nos deparamos com uma cultura de individualismo e de materialização da felicidade. Como usufruir com equilíbrio desses avanços e, numa perspectiva de educação, mudar mentalidades e práticas, contribuindo para uma vida plena e realizada? Esses são alguns dos assuntos que serão abordados no encontro para pais, professores e comunidade com Laércio Lancelotti e Silvana Reis Farias.

PALESTRA APM
TEMA: A CRIANÇA, HOJE, SOB O PONTO DE VISTA DA LITERATURA E DA PSICANÁLISE.
PALESTA COM CELSO GUTFREIND, 12 DE SETEMBRO DE 2013.
Escritor e Médico. Especilizado em Psiquiatria, Psiquiatria Infantil. Mestre e Doutor em Psiciologia pela Universidade Paris 13. Pós-Doutor em Psiquiatria da Infância pela Universidade Paris 6. Professor convidado no curso de Psicologia da Unisinos e UFRGS. Candidato a Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2013.

Na VIII Semana Artístico-Literária, a APM tem a satisfação de promover a palestra com o médico e escritor CELSO GUTFREIND*. A palestra acontecerá no dia 12 de setembro, quinta-feira, às 20h, no Salão de Atos do Colégio Maria Auxiliadora. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas na Secretaria do Colégio. Informações pelo telefone 34628600 ou pelo e-mail secretaria@nd.org.br

Celso Gutfreind nasceu em Porto Alegre, em 1963. É escritor e médico. Como escritor, tem 29 livros publicados, entre poemas, contos infanto-juvenis e ensaios sobre humanidades e psicanálise. Participou de diversas antologias no Brasil e no exterior (França, Luxemburgo e Canadá). Foi traduzido para o francês, inglês e espanhol. Tem diversos prêmios, entre os quais se destacam Açorianos 93 Livro do Ano, da Associação Gaúcha de Escritores em 2002, 2007, 2011 e 2012. Foi finalista do Prêmio Jabuti 2011. Foi escritor convidado da Ledig House, em Omi (EUA), em 1996. Como médico tem especialização em psiquiatria, psiquiatria infantil, mestrado e doutorado em Psicologia, realizado na Universidade Paris 13. Realizou pós-doutorado em Psiquiatria da Infância, pela Universidade Paris 6. É psicanalista pela Sociedade Brasileira de Psicanálise de Porto Alegre. Atualmente, trabalha como professor de psiquiatria na Fundação Universitária Mário Martins e como professor convidado no curso de Psicologia da Unisinos e UFRGS. Candidato a Patrono da Feira do Livro de Porto Alegre 2013.

PALESTRA APM
TEMA: LIMITES: COMO LARGAR SEM ABANDONAR E SEGURAR SEM PRENDER.
PALESTRA COM MARCOS MEIER, 03 DE ABRIL DE 2013.
Psicólogo, professor de Matemática, escritor, Mestre em Educação. Palestrante nacional e internacional a respeito de relacionamento interpessoal nas empresas, educação dos filhos e formação de professores. 

A palestra "LIMITES: COMO LARGAR SEM ABANDONAR E SEGURAR SEM PRENDER" ministrada pelo Prof. MARCOS MEIER, ontem, dia 03/04, no Salão de Atos do Colégio Maria Auxiliadora, foi um sucesso! Marcos Meier foi enfático ao destacar a importância da colocação de limites às crianças e adolescentes de maneira a ajudá-los a construírem uma personalidade autônoma e segura. Os pais não podem abrir mão do exercício da sua autoridade, pois senão os filhos vão querer ocupar esse vazio, em prejuízo da sua formação.  No entanto, a colocação de limites não pode, de modo algum, estar dissociada de uma relação afetiva com os filhos. Marcos Meier ressaltou que pais e professores devem ser lembrados mais por relações afetivas do que por relações de autoridade, embora a autoridade deva ser exercida sempre. Assim, pais e educadores poderão colocar limites com sabedoria auxiliando os filhos e os alunos a desenvolver responsabilidade, autonomia, criatividade e maturidade. Tivemos uma grande participação de pais, professores e familiares do Colégio Maria Auxiliadora e, também, de outras escolas do Município, públicas e privadas. Mais de 100 crianças acompanhantes foram atendidas, durante a palestra, por recreacionistas da Turma do Babinho. O Sr. Fábio Falcão, proprietário, acompanhou pessoalmente a realização das brincadeiras, a quem agradecemos a parceria. 


2012

NOVEMBRO 2012 
(PALESTRA TRANSFERIDA PARA O DIA 03 DE ABRIL DE 2013)
Dia 13.11.2012, terça-feira, das 20h00min às 22h00min.
Palestrante: MARCOS MEIER, Mestre em Educação, Psicólogo, Matemático, Escritor. (www.marcosmeier.com.br).   
Tema: LIMITES: COMO LARGAR SEM ABANDONAR E SEGURAR SEM PRENDER. 


Sinopse: Como colocar limites com sabedoria auxiliando nossos filhos (ou alunos) a desenvolver responsabilidade, autonomia, criatividade e maturidade. Interagir com as crianças de forma a desenvolver autonomia, adequação às regras e aos limites, incentivá-los a construir uma personalidade forte capaz de vencer as dificuldades da vida e como desenvolver segurança frente aos relacionamentos são alguns dos objetivos dessa palestra.


Objetivo: Aprender a colocar limites com sabedoria auxiliando nossos filhos (ou alunos) a desenvolver responsabilidade, autonomia, criatividade e maturidade.

PALESTRA APM
TEMA: RETIRE A PENEIRA DA FRENTE DO SOL!
PALESTRA COM MARIA DA GRAÇA GALINATTI FLACH - CHICA, 25 DE SETEMBRO DE 2012.
Educadora, Especialista em Língua Inglesa, cursos na área de Neurolinguagem e Gestão Estratégica de Pessoas. 

Sinopse: Chica convida para uma reflexão sobre comportamentos, cultura, valores e conflitos enfrentados por pais e educadores no momento atual. Será um momento de convite ao raciocínio crítico e análise de possíveis soluções. 


Maria da Graça Galinatti Flach - Chica. Educadora, Especialista em Língua Inglesa, fundadora e diretora geral do Challenge Centro de Idiomas, autora de vários livros na área de ensino e prática de Língua Inglesa. Possui cursos na área de Neurolinguagem e Gestão Estratégica de Pessoas.  

PALESTRA APM
TEMA: EDUCAR NOS DIFERENTES RITMOS DA VIDA
PALESTRA COM MARIA LUIZA MORSCHEL, SND, 28 DE AGOSTO DE 2012.
Psicóloga e Educadora.

Na abertura do Projeto APM Formação Continuada para Pais e Educadores no 2° semestre, as crianças do Coral Maria Auxiliadora fizeram uma apresentação especial. 



CICLO DE PALESTRAS COM O DR. JOSÉ OUTEIRAL, 1º SEMESTRE DE 2012.
Médico, Psiquiatra, Psicanalista, Membro Titular da Associação Psicanalítica Internacional. Autor de livros e trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.

Todas as palestras promovidas pela APM são gratuitas. São convidados pais, professores, familiares e amigos do Colégio Maria Auxiliadora e da comunidade canoense. As crianças acompanhantes de 4 a 10 anos são sempre acolhidas, no horário das palestras, por recreacionistas profissionais em espaço apropriado.


A nossa participação, enquanto pais e educadores, é de fundamental importância para que possamos, juntos, refletir e trilhar um caminho de confiança e esperança em relação à juventude, à família e à escola.

Maiores informações sobre a atividade profissional e a produção intelectual de José Outeiral podem ser encontradas no site: http://www.joseouteiral.com.br.

PALESTRA APM
TEMA: FAMÍLIA E ESCOLA EM MUNDO MUTANTE E EM CRISE.
PALESTRA COM DR. JOSÉ OUTEIRAL, 13 JUNHO de 2012.

PALESTRA APM
TEMA: A IMPORTÂNCIA DOS LIMITES E DA AUTORIDADE NA FAMÍLIA E NA ESCOLA.
PALESTRA COM DR. JOSÉ OUTEIRAL, 16 DE MAIO DE 2012.

PALESTRA APM
TEMA: INFÂNCIA, ADOLESCÊNCIA E FAMÍLIA HOJE
PALESTRA COM DR. JOSÉ OUTEIRAL, 11 DE ABRIL DE 2012.

2011

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA CASAIS "AMOR E UNIDADE NO CASAMENTO"
DESENVOLVIDO POR KEIVAN SABERIN, 2º SEMESTRE DE 2011.
Consultor em Educação, Representante do Instituto Anima Mundi.


Desde 2008, a Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora, em parceria com o Instituto Anima Mundi, organização não-governamental atuante em vários Estados, vem desenvolvendo os programas “Educar é Ensinar a Viver” e “Caminhos da Maturidade”― cursos de capacitação para pais e educadores de crianças na primeira e segunda infância e, também, de adolescentes. Para nossa satisfação, os programas tiveram uma ótima aceitação.
Gostaríamos de dar continuidade ao projeto de Educação para uma Cultura de Paz na Família, agora com o programa “AMOR E UNIDADE NO CASAMENTO” ― curso de capacitação para casais, que será ministrado pelo representante do Anima Mundi, Sr.Keivan Saberin.
Esse programa visa à construção de qualidades pessoais e ao desenvolvimento de habilidades para que um verdadeiro casamento seja uma relação íntima e amorosa que proporcione a ambas as partes segurança, amizade, companheirismo, apoio, conforto e um profundo amor que venha a permear todos os aspectos da vida conjugal.
Dessa forma, gostaríamos de convidá-los para participar da palestra inaugural:
Características Masculinas e Femininas de Comunicação Conjugal.
As palestras serão realizados quinzenalmente, sempre nas terças-feiras, das 20h às 21h30min, no Salão de Atos do Colégio Maria Auxiliadora. Como de costume, crianças acompanhantes de 4 a 10 anos serão atendidas, no horário das palestras, por animadores em espaço apropriado. Vejam as datas dos encontros:

PALESTRA APM
TEMA: CARACTERÍSTICAS MASCULINAS E FEMININAS DE COMUNICAÇÃO CONJUGAL.

PALESTRA APM
TEMA: O CASAMENTO NA ATUALIDADE

PALESTRA APM
TEMA: MANUTENÇÃO E TIPOLOGIA DA RELAÇÃO CONJUGAL

PALESTRA APM
TEMA: POR QUE UM CASAMENTO ENTRA EM CRISE?

PALESTRA APM
TEMA: OS PILARES DE UM BOM CASAMENTO (PARTE I)

PALESTRA APM
TEMA: OS PILARES DE UM BOM CASAMENTO (PARTE II)

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PAIS DE ADOLESCENTES "CAMINHOS DA MATURIDADE" 
DESENVOLVIDO POR KEIVAN SABERIN, 1º SEMESTRE DE 2011.
Consultor em Educação, Representante do Instituto Anima Mundi.

PALESTRA APM

TEMA: ENTENDENDO O ADOLESCENTE
A adolescência é, acima de tudo, um período de transformações. O jovem deixa de ser criança e ainda não se constituiu como adulto, ficando no “limbo” das indefinições físicas, emocionais, sociais e espirituais. Compreender essas mudanças múltiplas é o primeiro passo para estabelecer uma relação de amor e apoio com o adolescente. É o fundamento para encorajá-lo na desafiadora e maravilhosa tarefa de se constituir como adulto pleno.

PALESTRA APM 
TEMA: O LAR ADOLESCENTE
Quando pelo menos um dos filhos entra na adolescência, toda a família se torna “adolescente”. Neste período não é só o jovem que passa por transformações. Ele é apenas o pivô de grandes mudanças nas relações familiares. A adaptação a essa nova fase exige o melhor da criatividade, paciência, amor e sabedoria de todos os membros da família. É disso que trata “O Lar Adolescente”.

PALESTRA APM
TEMA: AMIGOS, MAS ACIMA DE TUDO AINDA PAIS
Construir uma relação íntima de amizade, carinho e companheirismo entre pais e filhos é uma das maiores alegrias, bem como um dos maiores desafios da vida familiar. Porém, além dessa gostosa convivência, os pais precisam manter sua esfera de influência característica, determinando valores, estabelecendo limites e orientando os filhos para a vida. A palestra apresenta orientações de como realizar estas tarefas com calma, amor incondicional e constância.

PALESTRA APM
TEMA: APRENDENDO A LIDAR COM A RAIVA E OS AMIGOS DOS ADOLESCENTES
Essa palestra trata de como lidar com a característica instabilidade emocional do adolescente, especialmente a raiva, e como evitar o desenvolvimento de padrões passivo-agressivos de comportamento. Também oferece preciosas orientações a respeito de como lidar com as amizades e as atividades sociais dos filhos adolescentes.

PALESTRA APM
TEMA: A SEXUALIDADE NA ADOLESCÊNCIA
A palestra trata da questão da sexualidade na adolescência e de como ajudar seu filho a desenvolver um padrão agradável, maduro, responsável e nobre de relacionamento amoroso. Questões como “ficar”, namoro e educação sexual são tratadas.

PALESTRA APM
TEMA: PROBLEMAS PSICOLÓGICOS NA ADOLESCÊNCIA
A adolescência é um período de grande instabilidade interior, o que favorece o surgimento de vários problemas de ordem emocional, psicológica e espiritual. Condições mal resolvidas na infância tendem a se manifestar na adolescência como distúrbios psicológicos: bulimia, anorexia, delinqüência, depressão... Como o adolescente ainda desfruta de uma natureza plástica, maleável, a atenção oportuna dos pais a estes sintomas pode representar a melhor promessa de plena recuperação e cura.

PALESTRA APM
TEMA: COMO ENCAMINHAR SEU FILHO ADOLESCENTE?
A palestra aborda importantes questões relacionadas ao encaminhamento intelectual, emocional e espiritual dos filhos. Como os pais podem orientar seus filhos a fazerem escolhas morais adequadas. Também trata das relações coma escola e de como amparar os filhos no desempenho acadêmico.

PALESTRA APM
TEMA: PLANEJANDO O FUTURO
A travessia da adolescência para a maturidade é um projeto coletivo de pais e filhos. Ajudar o jovem a planejar seu futuro de uma forma otimista e realista é uma das grandes contribuições que pais podem dar ao destino de seus filhos. Com sua maior experiência de vida, os pais podem e devem amparar seus filhos em suas escolhas significativas, principalmente aquelas com repercussões de longo prazo, como a escolha da profissão e do futuro cônjuge. A participação ativa, interessada e amorosa dos pais pode significar a diferença entre uma vida de realizações ou frustrações.

2010

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA PAIS DE CRIANÇAS "EDUCAR É ENSINAR A VIVER"
DESENVOLVIDO POR KEIVAN SABERIN, 2º SEMESTRE DE 2010.
Consultor em Educação, Representante do Instituto Anima Mundi. 

Nós, da Associação de Pais e Mestres do Colégio Maria Auxiliadora, solidários na preocupação em como educar e amar nossas crianças e desenvolvermos uma cultura de Educação para a Paz, convidamos vocês para conhecerem o Programa de Capacitação para Pais – Educar é Ensinar a Viver. Esse programa, desenvolvido pelo Instituto Anima Mundi, uma organização não-governamental, atuante em diversos Estados, faz parte de um grande projeto mundial em Educação para a Paz, e já foi vivenciado por mais de 20.000 pais e educadores de diversas instituições no Brasil e no mundo. Por acreditarmos nos frutos desse trabalho, decidimos nos unir, difundir e apoiar este empreendimento.
        
PALESTRA APM
TEMA: A COMUNICAÇÃO DO AMOR ENTRE PAIS E FILHOS: O OLHAR E O TOQUE CARINHOSO
Muito do amor que os pais sentem por seus filhos não chega a eles por simples problemas de comunicação. Enquanto os adultos usam a palavra como forma fundamental de expressão a linguagem básica da criança é comportamental. Nesta palestra, são abordados os conceitos básicos da comunicação não-verbal e dois de seus pilares mais importantes: o olhar e o toque.

PALESTRA APM
TEMA: A COMUNICAÇÃO DO AMOR ENTRE PAIS E FILHOS: ATENÇÃO E DISCIPLINA AMOROSA
A comunicação não-verbal é a forma básica através da qual as crianças percebem o amor dos pais. A atenção concentrada e a disciplina estão entre os mais desafiadores e importantes comportamentos da relação de amor, e podem fazer a diferença entre a felicidade ou a infelicidade no lar.

PALESTRA APM
TEMA: DISCIPLINA: O FUTURO DOS FILHOS É UM REFLEXO DO LAR
Estabelecer limites adequados e corrigir os maus hábitos da criança exige disciplina. A forma como os pais lidam com ela diz muito do futuro comportamento do indivíduo. Nesta palestra, as orientações básicas para uma disciplina amorosa, mas firme, são dadas, e várias situações envolvendo o exercício da autoridade paterna são analisados.

PALESTRA APM
TEMA: OS FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DO CARÁTER DA CRIANÇA
Cada criança é única, resultado da interação complexa entre três aspectos fundamentais: a hereditariedade, os traços inatos e os adquiridos pela educação e vivência. Nesta apresentação, pais e educadores tem acesso a uma visão profunda, mas ao mesmo tempo prática, de como lidar com esses três aspectos: como lapidar e polir estas pedras preciosas de diferentes matizes e belezas, respeitando sua natureza básica.

PALESTRA APM
TEMA: CRER PARA VER: COMO A IMAGEM QUE TEMOS DE NOSSOS FILHOS DETERMINA SEU FUTURO
Todos os estudos demonstram que o comportamento das crianças é consequência das atitudes dos adultos para com elas. E estas atitudes estão baseadas em convicções imperfeitas, apressadas e muitas vezes inadequadas e falsas. Ser capaz de crer nos filhos, em seu futuro, seus potenciais e capacidades, em sua felicidade e nobreza é a melhor forma de ver tais coisas se materializando em suas vidas.

PALESTRA APM
TEMA: A MAGIA DO REFORÇO POSITIVO NO LAR E NA ESCOLA
Os estudos demonstram que todos nós desenvolvemos uma “teoria da realidade” que empregamos para explicar as coisas boas e ruins que nos acontecem. Este módulo trata de como o exemplo paterno, o estilo das críticas recebidas pela criança e suas experiências de êxito ou fracasso se juntam à sua constituição genética para determinar seu perfil de otimismo ou pessimismo, e o que fazer para lidar com isso.

PALESTRA APM
TEMA: A PRESERVAÇÃO E A RESOLUÇÃO PACÍFICA DE CONFLITOS NA FAMÍLIA
Neste módulo são apresentados os elementos essenciais da prevenção de conflitos e da resolução pacífica de conflitos na família. A apresentação oferece aos pais uma visão ao mesmo tempo profunda e prática de como tornar o dia-a-dia mais harmonioso e feliz. As causas básicas da briga entre os filhos também são analisadas com dicas objetivas de como lidar com elas.

PALESTRA APM
TEMA: A MANUTENÇÃO DOS RELACIONAMENTOS ATRAVÉS DO DIÁLOGO NA FAMÍLIA
Neste módulo são apresentadas as bases saudáveis de um bom relacionamento no lar, com os instrumentos essenciais para sua melhoria periódica. A consulta, como tecnologia de decisão e resolução pacífica de conflitos, é apresentada em seus componentes técnicos, ético-comportamentais e espirituais, oferecendo um excelente instrumento para a manutenção regular dos laços familiares.

PALESTRA APM
TEMA: COM LICENÇA! ESTOU UM TANTO CONFUSO EM REALÇÃO AO CAMINHO QUE DEVO SEGUIR. PODEMOS NOS AJUDAR?
PALESTRA COM MARIA DA GRAÇA GALINATTI FLACH, CHICA, 06 DE JULHO DE 2010.
Educador, Especialista em Língua Inglesa com cursos na área de Neurolinguagem e Gestão de Pessoas.

Educar nossos jovens... = desafio constante. Com todos os apelos ao seu redor, os jovens e os pais de hoje, por muitas vezes, se percebem no meio de diversos caminhos, cujas direções nem sempre são claras. Violência, drogas e agora, BULLYING... Como lidar com essas adversidades? Como evita-las? Limites? Afeto? Punição? Conversas?

PALESTRA APM
TEMA: A SOCIEDADE DE CONSUMO, AS CRIANÇAS E OS ADOLESCENTES.
PALESTRA COM DR. JOSÉ OUTEIRAL, 01 DE JUNHO DE 2010.
Médico, Psiquiatra, Psicanalista, Membro Titular da Associação Psicanalítica Internacional. Autor de livros e trabalhos publicados no Brasil e no Exterior.

A Sociedade de Consumo utiliza a infância e a adolescência para fazer parte de seu grande mercado. Essas faixas etárias se tornaram grandes consumidoras de brinquedos, alimentos, roupas, remédios e vários outros produtos. A propaganda é feita por profissionais muito competentes, com forte apelo emocional ao público a que se dirige: nossos filhos e nossos alunos. Qual a nossa posição como adultos? Vejamos alguns exemplos.

Hoje, o principal prazer está em comprar um brinquedo. Comprado, surge um grande tédio do qual só se escapa com a compra de outro brinquedo. O brincar (vindo do latim vinculum, vínculo) não se torna o mais importante e surge o que os profissionais chamam de “a des-invenção” do brincar. O brincar é uma atividade fundamental, não só sob o ponto de vista do desenvolvimento psicomotor como, também, na construção de vínculos, e vivemos em uma sociedade onde os vínculos são superficiais e transitórios. Onde se constroem vínculos, a violência, em suas diferentes formas (drogas, bullying etc.), tem mais dificuldade de penetrar.

Podemos pensar em um outro exemplo: a utilização de medicação exagerada, muitas vezes pela auto-medicação. Algumas crianças e adolescentes que andam de um lado para o outro, dentro da sala de aula, desatentas, sofrem – sim – de falta de atenção: falta de atenção do mundo adulto (família, professores, sociedade etc.) para com elas, e isso não se resolve com remédios...

PALESTRA APM
TEMA: MEDITAÇÃO E EDUCAÇÃO DOS FILHOS.
PALESTRA COM MARIA LUIZA MORSCHEL - SND, 27 DE ABRIL DE 2010.
Psicóloga e Orientadora Educacional

Estar bem com a vida e com as pessoas que nos cercam é o que acalentamos em nosso coração. O constante jogo das necessidades, das possibilidades, dos desejos, da repulsa e das expectativas cria em nosso interior um ambiente de insatisfação e perturbação crônicas. Aprisionados por percepções e hábitos que trazem o sofrimento, reconhecemo-nos vítimas de nossa própria mente.
Para gerenciar nossa vida e orientar a educação dos filhos precisamos cultivar uma sabedoria que desfaça as armadilhas da mente reativa e desenvolva lucidez e criatividade em nossas experiências. Ter este tipo de liberdade requer ousadia, paciência, compaixão e inteligência emocional. E essas são qualidades que algumas técnicas de meditação podem nos revelar.
O exercício da meditação possibilita encontrar a paz interior e a unicidade do ser e assim exercer a missão de educar os filhos com mais maestria e competência. O exercício diário da meditação traz benefícios tais como: tranquilidade, obter mais saúde, diminuir dores crônicas, dissolver a ansiedade, ter mais força interior e resistência para enfrentar os desafios da educação dos filhos. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário